07 abril 2008

A preguiça é o caminho…

by Mónika
sexta-feira, 04 Abril 2008

--------------------------------------------------------------------------------
Preguiçoso, ocioso, malandro, e mandrião são algumas das possíveis traduções para o adjectivo “lazy”. Mas a “smart laziness”, isto é, a preguiça inteligente, pode ser a fórmula mais eficaz para o sucesso profissional. É esta curiosa teoria que nos apresenta o blogue “The Lazy Way to Success”, de Fred Gratzon.

Copyright (c) ANJE 2007.

Contrariando todos os paradigmas que apontam o esforço e a dedicação como padrões de comportamento para uma triunfante carreira no mundo dos negócios, este empresário norte-americano afirma-se totalmente contrário ao conceito de “trabalho árduo”. No seu blogue, encontramos um conjunto de dicas "anti-trabalho” que conduzem a uma “doce” e estranha forma de vida: "nada fazer e tudo conseguir”. Ora nem mais…
As suas hilariantes e bem sucedidas aventuras no mundo empresarial surgem, de facto, como exemplo e incentivo para uma vida simultaneamente “preguiçosa” e empreendedora. Num tom que o próprio autor caracteriza como "provocador”, a realidade parece confundir-se com a ficção, enquanto os vários artigos apontam para a ideia de que um verdadeiro empreendedor é alguém que faz tudo para evitar arranjar um emprego, que se recusa a trabalhar e que não vê na falta de dinheiro ou experiência um entrave para a realização de um projecto. Foi nestas condições que Gratzon aplicou com sucesso a fórmula que defende, criando, em 1979, uma empresa de gelados que a revista People chegou a considerar como dos melhores da América. Anos mais tarde, partindo novamente do zero, abriu uma empresa de telecomunicações que viria empregar cerca de 1100 pessoas. Assim se compreende que o êxito do seu livro “The Lazy Way to Success: How To Do Nothing and Accomplish Everything” já ultrapasse fronteiras, com traduções e publicações na Alemanha, China e Japão.

O blog mora em http://lazyway.blogs.com/ e é uma delícia. Vale a pena passar por lá.

HF

Sem comentários: