23 março 2009

Autárquicas 2009

Em Maio passado lancei aqui o seguinte desafio

Autárquicas 2009 em Alpiarça... Um desafio aos bloggers

"Daqui a alguns meses irão provavelmente começar a surgir os primeiros candidatos às próximas eleições autarquicas em Portugal.
Em Alpiarça, pelo que tenho vindo a acompanhar nos jornais da Região, é quase um dado adquirido que o actual presidente não se irá candidatar.
Navegando nos blogs, e em especial no Rotundas, é possível ler um conjunto de comentários sobre eventuais nomes que irão ou poderão estar presentes nessa corrida.

Não me interessam os nomes nesta fase, pelo que lanço aqui um desafio para começarmos do princípio, ou seja, definir o perfil de quem deve estar à frente dos destinos da autarquia.

É assim que se faz nas empresas, primeiro define-se o perfil do candidato, depois procura-se esse candidato, e no final selecciona-se o que estiver mais próximo do perfil.

Por isso, gostava de ter as vossas opiniões relativamente ao perfil do que poderia ser o candidato ideal.

Para início de conversa, e aproveitando um dos comentários que já foi feito sobre este tema no rotundas, deixo uma sugestão que subscrevo quase na íntegra:

"O(a) próximo(a) Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça deveria ser alguém com mais ou menos o seguinte perfil: Independente de partidos políticos; Empresário ou Empreendedor com méritos públicos e reconhecidos, de preferência que se estivesse, literalmente, a borrifar para cargos e 'tachos', que não dependesse financeiramente do cargo de presidente nem das suas intricadas ligações, e acima de tudo que fosse um alpiarcense querido dos demais.
Deveria ser alguem com muito boa capacidade de comunicação e que primasse pela honestidade, sinceridade e verticalidade."

Já temos então algumas competências e comportamentos desejados.

Fico a aguardar os vossos perfis e no final comprometo-me a desenhar um perfil que sirva quase como o texto para um anúncio de jornal a pedir um candidato. Provavelmente até desenho o anúncio."

Pois bem, hoje temos a Vanda que toma uma atitude diferenciadora do anterior autarca, tentando cativar as pessoas com gestos de simpatia e de saber 'escutar'.

Do outro lado, para já só o Mário, O Orlando e o Mário Raul, que não me parece que encaixem no tal perfil acima descrito.

Estas eleições vão ter o seu quê de interessante pois é a geração a que pertenço que está a tentar chegar ao poder.

Resta ver quem se perfila pelo PSD e/ou pelo falado Movimento de Independentes por Alpiarça (tendência crescente em vários concelhos deste País).

Tenho cada vez menos tempo para escrever no blogue, mas considerando que são amigos de infância e colegas de escola a embrenhar-se pela luta no poder, estou com alguma expectativa para ver o que querem para Alpiarça.

Nos últimos anos isto andou tanto para trás, que desejo sinceramente aos vindouros que tenham outra atitude e outros projectos para esta vila.

Bem precisa.

NOTA: Já agora uma nota para a Vanda. Dá para arranjarem os semáforos junto ao Ecomarché? Fui ontem a pé com uma das minhas bébés e tentei várias vezes activar o sinal verde para os peões, mas não consegui. Tive que arriscar e passar assim de repente entre um carro e outro.

HF

1 comentário:

Cristóvão Carvalho disse...

Existe agora o MMS - Movimento Mérito e Sociedade, que é um novo movimento político nacional que pretende mudar Portugal. Ver melhor em www.mudarportugal.pt

Este movimento está a apoiar candidaturas às autarquicas de pessoas sem ligações políticas, colocando apenas duas condições:
1º Idoneidade do candidato
2º Projecto para a autarquia

Julgo que com estas condições será certamente mais fácil apoiar um candidato com o perfil desejado: Empreendedor com mérito, sem cargos e nem 'tachos'.

O MMS - Movimento Mérito e Sociedade é um novo partido político que com a ajuda de muitos portugueses irá certamente mudar o quadro político nacional.