18 maio 2009

Será o Islamismo o caminho para a paz no mundo?

Recebi agora um vídeo sobre o crescimento da população muçulmana a nível mundial. Segundo o mesmo, e diversos especialistas, dentro de poucos anos (aproximadamente 25) a Europa passará a ser um estado muçulmano, assim como países como o Canadá e os EUA.

Podem ver o vídeo aqui:



Ao início fiquei apreensivo mas depois "iluminei-me" perante estas excelentes notícias!

Poderá ser uma excelente oportunidade de paz no mundo, pois deixa de existir desigualdade a nível religioso e passa-se a ter uma plataforma comum de comunicação e entendimento, ingredientes necessários a um "salto de consciência".

Ao fim e ao cabo, praticamente todas as religiões defendem o mesmo e, quer queiramos, quer não, a Muçulmana é uma das mais pacíficas e inteligentes que existe, apesar de toda a "má publicidade" que tem sofrido devido a alguns grupos radicais islâmicos que correspondem a aproximadamente apenas 0,001% (1 em cada 100.000 pessoas) dessa gigantesca população.

Acredito que se a maioria das pessoas pertencer a uma religião deixará de existir a necessidade "clubística" de mostrar que "a minha é melhor que a tua" e que, finalmente, nos possamos dedicar a coisas bem mais proveitosas para o bem da humanidade.

Os muçulmanos já no passado foram peritos em contribuir para o bem da humanidade, pois enquanto andávamos a queimar pessoas nas fogueiras eles iam dando excelentes avanços a nível da Matemática (ex. número 0), da Medicina (ex. cura da peste negra), da agricultura (ex. frutos secos, laranjeiras, amendoeiras, oliveiras, etc...), da Astronomia, etc...

É uma forma, creio que positiva, de ver um vídeo que, supostamente, parece querer transmitir uma mensagem negativa...

Se essa for a realidade, que a recebamos de braços abertos e a potenciemos no sentido positivo.

Para os que ainda estão cépticos, o problema reside na seguinte confusão Linguística:
"quase todos os terroristas são muçulmanos" (VERDADEIRO) vs "quase todos os muçulmanos são terroristas" (FALSO - apenas 0,001%)

Gostava de ouvir a vossa opinião...

2 comentários:

Alpiarcense disse...

Por sinal nunca tinha pensado nisso e não sei se é assim tão linear que daqui por 25 anos as nações mais poderosas do mundo professem o islamismo.Mas suponhamos que isso seja mesmo concretizavel.

Resta saber: As nações islâmicas não guerreiam entre si? Vivem todas na mais profunda harmonia e entendimento? Irão e Iraque não são dois estados islâmicos e não travaram entre si uma guerra auxiliados por americanos e soviéticos?

Claro que é indiscutível que muito do nosso saber actual assenta em bases culturais árabes. É indesmentível que foram os muçulmanos ou os "infiéis" como começaram a ser tratados mais tarde que fundaram as bases do que é hoje a Península Ibérica, basta lembrar que a maioria dos castelos foram construídos por eles.

Todos nós conhecemos a expressão "um moiro de trabalho" e apesar das conquistas de D. Afonso Henriques e dos reis que se seguiram e das célebres "cruzadas" os muçulmanos não foram expulsos na sua totalidade, muitos teriam ficado como escravos, outros acabaram por se converter ao cristianismo e a pouco e pouco ninguém mais distinguiu um árabe de um cristão.

Será que o Islamismo será mesmo a solução para a PAZ no mundo?

Vasco Gaspar disse...

É um ponto interessante, o que levanta sobre o facto de os islâmicos guerrearem entre si. Infelizmente deve estar mesmo "entranhado" na essência do ser humano, não é?
Esperemos que não e, caso o Islamismo seja mesmo a solução, que Alah esteja connosco! :)