11 março 2008

Carta Aberta ao Movimento Alpiarça é a Razão

Exmo(a)s Senhore(a)s



Foi distribuído nas caixas de correio em Alpiarça um folheto do movimento Alpiarça é a Razão com o objectivo aparente de mostrar que obra foi efectuada em Alpiarça nos últimos 10 anos.

Não sei quem faz parte deste movimento, nem sei que tipo de organização tem, nem sei que tipo de objectivos sustentam a sua existência, mas gostava de saber.

Em relação ao conteúdo desta comunicação, acho que seria interessante além do texto elogioso, existirem alguns indicadores objectivos e compreensíveis para realmente sabermos que desenvolvimento existiu em Alpiarça nos últimos anos, e que futuro espera os Alpiarcenses, ou seja, quais são as tendências para o futuro em termos de:

- Captação de investimento;
- Taxa de criação de emprego e de emprego qualificado;
- Taxa de criação de novos negócios (e taxa de mortalidade dos negócios entretanto criados e fechados);
- Taxa de utilização dos equipamentos públicos (Desporto e Lazer);
- Taxa de instalação de novas famílias;
- Taxa de evolução do IRS/IRC cobrado;
- etc etc... no final do texto ficam alguns links para exemplos de indicadores, não exaustivos.

Já o escrevi algures, e reitero a minha opinião de que não compreendo como é possível alguém gerir seja o que for sem indicadores objectivos que permitam aferir, sem margem para dúvida, que evolução resulta da aplicação das políticas económicas e sociais, neste caso concreto de uma autarquia.

Mostrar coisas novas é giro, mas não passa disso.

O exemplo da Biblioteca Municipal pode ser interessante. Por exemplo, qual foi a evolução da taxa de ocupação? Quantos novos leitores se inscreveram? Qual o investimento mensal em novos livros e publicações? Qual o número médio de assistentes às diversas iniciativas que se têm vindo a realizar? Qual o volume médio de empréstimos efectuados? E qual o valor por utilizador? Estes números sofreram uma evolução positiva com a abertura das novas instalações? Em que percentagens?

Este tipo de informação seria sem dúvida inquestionável do sucesso de uma nova infraestrutura que veio melhorar as condições de prestação de um serviço público.

Ficam as sugestões para que possamos vir a ter esse tipo de informação que será sem dúvida um factor importante a ter em conta na apreciação do trabalho que foi efectuado, em todos os campos de actuação da autarquia.

Acho que os Alpiarcenses merecem ter este tipo de informação.


Exemplos de Indicadores de Desenvolvimento:

http://www.guiadeportugal.pt/docs/IDM/IDM.pdf

http://www.planotecnologico.pt/pt/desenvolvimentosustentavel/indicadores-e-metas/lista.aspx

http://www.igeo.pt/instituto/cegig/got/17_Planning/indicadores_PT.html



Respeitosos cumprimentos,


Helder Figueiredo


alpiarcense@gmail.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post. Pena não ser muito comentado,mas afinal tudo o que não é trauliteiro e lavagem de roupa suja nesta santa terrinha parece que não suscita grande interesse dos comentadores.
De facto mandar "bitytes" para o ar sobre o desenvolvimento do concelho sem apresentar nenhum indicador objectivo que possa ser quantificado, parece-me no minimo leviano e um mero exercicio de propaganda politica.
Ver se passo mais vezes por cá.
Um abraço,
Talha Bestas

Anónimo disse...

A Câmara de Alpiarça continua a fazer tábua raza da legislação e continua a não publicar o Boletim Municipal onde devia informar a população em geral das usas iniciativas, actividades e outras coisas mais. Nem no próprio jornal da terra o município nos dá conta das suas actividades, a não ser o Pelouro Cultural.
Contrariamente a Junta de Freguesia de Alpiarça faz a divulgação das actividades e a té a Câmara da Chamusca nos informa do extracto mensal do seu Orçamento.
Depois vem este movimento anónimo arvorar-se em representação do executivo camarário e fazer o trabalho que compete ao executivo camarário.
Alpiarça continua afinal a ser a Aldeia do Astérix, onde habita uma comunidade diferente de todas as outras.

Vasco Gaspar disse...

Concordo plenamente com o mail e com o objectivo a que se propõe, principalmente por a minha actividade principal ser a de ajudar os grandes decisores das empresas a gerirem as suas organizações e, como tal, construir-lhes ferramentas e indicadores para que o possam fazer de maneira objectiva.

"Se não sei para onde vou, provavelmente irei acabar noutro sítio qualquer", já ouvi dizer.

Confesso que já fiz parte do Movimento "Alpiarça é a Razão". De momento não faço. Não por incompatibilidade com a ideologia, mas por incompatibilidade com a classe política em geral.

Confesso igualmente que não conheço o dito prospecto mas reconheço que Alpiarça, na minha opinião, no primeiro mandato desse movimento, cresceu mais do que a oposição tinha feito desde o 25 de Abril de 1974.

Sobre o segundo mandato não posso opinar pois tenho estado afastado, como disse, do que se passa a nível político em Alpiarça. De qualquer forma, das vezes que lá vou sinto uma vila agradável e positiva, obviamente com pontos de melhoria.

Sobre o que aí vem nas próximas eleições...

À direita ou à esquerda, não reconheço, infelizmente, nenhum projecto credível e com capacidade para gerir a nossa Alpiarça.

Enquanto andarem todos a olhar para o próprio umbigo e a defender as suas damas (ou as que as mandam defender), ninguém vai conseguir ver os desafios e as oportunidades que tem à frente do seu nariz...

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Gaspar
(não preciso cá de anonimatos nem pseudónimos)