27 julho 2006

Uma boa Experiência

No final de 2001 estava a trabalhar na montagem do 4.º Operador de UMTS em Portugal, a ONIWAY, junto com mais cerca de 80 Consultores da Accenture, com as mais diversas proveniências (Portugueses, Brasileiros, Israelitas, Iranianos, Japoneses, Americanos, Espanhóis... e julgo que não estou a esquecer nenhuma das diversas nacionalidades presentes na equipa). Tal diversidade cultural justificava-se, não só pela dimensão do Projecto, mas também porque estávamos a implementar uma tecnologia sobre a qual não havia disponível no nosso País o know-how suficiente.

Nessa altura, tivémos a necessidade de aceder a um determinado conhecimento técnico muito especifíco, e que um colega Finlandês tinha acabado de implementar com sucesso numa empresa daquele País. Fizémos os necessários contactos, e eis senão quando, ficámos a saber que o nosso colega tinha tirado uma licença sem vencimento para dar a volta a Mundo, durante 1 ano, cujos registos diários ia fazendo via internet, através de um site que criou de propósito (e que na altura visitámos com muita curiosidade, mas que não consigo agora recuperar).

Este tipo de 'aventura' deixou-me com uma certa inveja, pela extraordinária capacidade de acção para mudar a vida, ou mais ainda, pela capacidade de tomar as rédeas do próprio destino.

Hoje, ao ouvir o velejador Ricardo Dinis, no programa "Pessoal e Intransmissível" - durante a semana depois das 19 horas, que o João Almeida tão bem conduz na TSF (www.tsf.pt), relembrei-me desta história magnífica, pois o Ricardo faz o mesmo, e fiquei deslumbrado pela forma como ele 'viu' Portugal a partir da solidão do Mar. É incrível o que se diz quando se vêem as coisas doutra perspectiva. E uma das frases que mais me marcou foi quando ele disse, que "um velejador solitário tem cerca de 20 horas por dia para pensar, e com tanto tempo para pensar, é natural que nessas idéias tenhamos outra clareza, outra perspectiva do Mundo". Afinal de contas, a profunda depressão que os media querem fazer-nos crer que estamos a viver, não passa de uma ligeira 'indisposição' que breve dará lugar a pensamentos mais optimistas.

Afinal de contas, há mais de 500 anos que os Portugueses mostraram ao Mundo a grandeza do seu querer, e lutando contra as maiores adversidades, deram a conhecer o Mundo ao Mundo.

Eu acredito que muitos portugueses ainda têm no seu ADN alguns dos genes que fizeram desses antepassados Grandes Homens.

Aconselho uma visita ao sítio do Ricardo em www.goportugal.org

Para re-ouvir o Programa, creio que dentro de alguns dias estará disponível aqui http://www.tsf.pt/online/radio/index.asp?pagina=Arquivo

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoal à um novo blog em Piarça, hhtp://alpiarcaesfera.blogspot.com/