21 janeiro 2008

Como ser dono de um clube de futebol

Podemos estar a assistir a um novo modelo de gestão baseado nas potencialidades da internet...

Notícia publicada esta segunda feira, 21 de Janeiro no Jornal de Negócios

Como ser dono de um clube de futebol

Terminado o "due diligence", 27 mil investidores votam agora se devem aplicar 850 mil euros na compra de 75% de um clube inglês. O retorno? Votar no onze, no preço dos bilhetes e ser um mini-Abramovich

Filipe Paiva Cardoso

filipecardoso@mediafin.pt

Em seis semanas reuniram 500 mil libras (667 mil euros) e foram contactados por sete clubes de futebol ingleses. Dois meses depois, o fundo já ascendia ao milhão de libras (1,3 milhões de euros) e os alvos potenciais estavam reduzidos a três. Só um foi escolhido, tendo arrancado o processo de "due diligence" - investigação ou auditoria a um investimento - que ficou finalizado na última semana.

Agora, para que o negócio avance, falta o "ok" final da administração... composta por mais de 27 mil membros. A sociedade chama-se MyFootballClub (MyFC) e o alvo é o Ebbsfleet, 8º classificado da "Conference League", quinto escalão futebolístico em Inglaterra.

"Caro, os mais de 27 mil membros do MyFC estão a uma semana de comprar uma participação de 75% no Ebbsfleet United", avançou, a 16 de Janeiro, a "newsletter" de uma das mais democráticas iniciativas da Internet. "Entre na página exclusiva aos membros, conheça os detalhes da transacção proposta e vote até 23 de Janeiro se concorda ou não com o negócio'. A um passo do sonho.

Tudo começou com uma simples página da Internet onde todos os visitantes eram desafiados: "Quer ser dono de um clube de futebol? Quer votar no onze inicial? Decidir os preços dos bilhetes? E o patrocinador? É as contratações? Adira por apenas 35 libras (46,7 euros) e não tema: Um membro, um voto!" Mais de 27 mil entusiastas aceitaram o desafio e a ideia ganhou libras para andai; um milhão para ser mais exacto. E agora todos estão a dias de se sentirem na pele de um Abramovich, ainda que sem iates, petróleo ou Drogbas e Ballacks. Mas tudo a seu tempo.

O negócio

A primeira aplicação dos fundos reunidos serviu para contratar uma equipa jurídico-financeira para avaliar os clubes sugeridos pelos membros do MyFC, os clubes que se ofereceram e os que foram contactados. A lista inicial ficou reduzida a três alvos potenciais - por questões de preço, de dívida ou estatutárias -, dos quais acabou por ser seleccionado o Ebbsfleet como o ideal.

As negociações com os donos do clube arrancaram de imediato e, agora, os detalhes foram apresentados aos membros do MyFC: comprar 75% do capital por 635 mil libras (848,3 mil euros), a pagar em dois anos e incluindo a dívida, orçada em 70 mil libras (93,4 mil euros).

Depois dos detalhes sobre o acordo que está à espera de ser "assinado", seguiu-se o retrato financeiro do clube-alvo: défice mensal de 26 mil libras (36 mil euros), mas com os impostos todos "em dia" e um potencial de "merchandising" elevado com27 mil donos, serão vários os que deverão comprar camisolas do clube, por exemplo.

Mas a palavra à comunidade. Desde a divulgação dos termos do acordo, os membros do MyFC já deixaram mais de mil comentários nos fóruns exclusivos a propósito do negócio e nem todos foram favoráveis, pelo que a decisão que for anunciada a 23 de Janeiro não deverá terminar com uma eleição "à BCP" da era pós-Jardim.

Day-after

E se a compra for aprovada - necessita de maioria simples e, ao que consta, nem Joe Berardo, BPI ou Sonangol estão a "contar espingardas" -, o que acontece? Aí começará o sonho. Até Março serão disponibilizados uma série de vídeos aos membros do MyFC para que conheçam a fundo o plantel do Ebbsfleet, para depois poderem começar a votar "em consciência" no onze que irá jogar todas as semanas. Será também votado um novo presidente mas, no imediato, será colocada a julgamento a política de contratações de Inverno preparada pelo treinador do Ebbsfleet, Liam Daish, antiga estrela do Cambridge e Coventry e do futebol irlandês. Ficou com o "bichinho" ? Junte-se ao MyFC e sonhe... Não custa mais que 35 libras.

Análise SWOT (mas sem ameaças nem fraquezas)

Na avaliação dos clubes que levou à eleição do Ebbsfleet como o candidato ideal, a equipa jurídico-financeira contratada pelo MyFootballClub disponibilizou um retrato detalhado desta formação, ainda que as " forças e oportunidades" identificadas - que ocupam mais de metade do relatório final -, não foram avançadas, pelo menos com tanto detalhe, as "fraquezas e ameaças" do investimento.

Talvez para não assustar. Mas centremo-nos então no "lado positivo" do clube de Kent. O primeiro "bright side" nomeado foi a receptividade de dirigentes, adeptos, jogadores e treinador do Ebbsfleet para esta nova fase na vida do clube que poderá vir a ser comandado por mais de 27 mil pessoas.

O próprio acordo pré-fechado - "pagamento ao longo de dois anos" - dá a flexibilidade financeira para que a nova gestão "faça a diferença logo a partir do primeiro dia".

O contrato de cedência dos terrenos do estádio - mais 18 anos - e a infra-estrutura desportiva, que pode ser melhorada com financiamentos locais, são outras duas potencialidades deste clube de futebol.

O relatório estima ainda que a entrada do MyFC no capital do clube suscite a curiosidade e aumente as assistências/receitas médias dos jogos. As apostas na formação e numa equipa de futebol feminina garantem, desde logo, a simpatia da população local.

O último ponto positivo salientado prende-se com a localização do estádio - "a 40 minutos de Gatwick" -, numa zona perto do Thames que está em processo de recuperação, esperando-se que esta traga mais população e, logo, mais adeptos.

1 comentário:

Vasco Gaspar disse...

Isso é fantástico! Sinto-me tentado a aderir a essa experiência. Pode ser um bom investimento.